RELACIONAMENTO x EGO
(Publicado no Facebook em: 17/02/2018)
Talvez você esteja desejando e buscando um relacionamento, ou talvez, você esteja num relacionamento... Enfim, este é um tema frequente nas sessões de terapia.
Poderia falar de muitos pontos que atrapalham e complicam um relacionamento, por ex., nossas crenças limitantes nascidas na infância da observação do relacionamento de nossos pais, nossos medos de sofrer e de não dar certo, a não aceitação do outro do jeito que ele é (que inclui a não auto aceitação), o bloqueio emocional que limita nossa capacidade de amar e de sermos amados e muito mais...
Mas hoje quero falar sobre o EGO (eu, personalidade) e o quanto ele pode dificultar e perturbar um relacionamento.
EGO, aqui é utilizado no sentido do “eu” individualizado, aquele seu lado que quer as coisas do seu jeito e pronto! Funciona mais ou menos assim: “eu” desejo uma pessoa que me ame, que me valorize, que me admire, que me dê atenção... enfim, “eu” quero que a pessoa seja do jeito que “eu” quero e que me dê o que "eu" necessito... A ironia é que todos os EGOS desejam o mesmo de um relacionamento: (serem amados, admirados...). Podemos dizer que a outra pessoa funcionaria quase como se fosse uma doadora.
Diz o ditado: Dois bicudos não se bicam! Como pode acontecer uma ligação entre EGOS? - Não pode!
Daí, temos relacionamentos capengas, onde há apenas uma troca de desejos frustrados que com o tempo geram ressentimentos, tristeza e infelicidade. Sim, porque esperar que o outro supra suas necessidades é uma espera vazia.
Um relacionamento verdadeiro e satisfatório só é possível quando o ENCONTRO com o outro acontece através do CORAÇÃO, SENDO QUEM SOMOS e permitindo que o outro simplesmente SEJA QUEM ELE É. Só através do coração a conexão entre duas pessoas pode acontecer!
Então, fica a sugestão: respire e observe a si mesmo, e ESCOLHA, conscientemente, que tipo de relacionamento você deseja para você mesmo: a nível de EGO ou a nível de CORAÇÃO.” - Anilda Fonseca



DEIXE SUA MENSAGEM
ANILDA FONSECA - TERAPEUTA HOLÍSTICA
-
Terapeuta Reichiana, Terapeuta de Frequências de Brilho (nível 46), Terapeuta de Cura Eletromagnética Integral, Palestrante e Meditadora.
-
Criadora e Facilitadora do processo terapêutico: "Caminhos Profissionais": cujo propósito é possibilitar às pessoas encontrarem seu Caminho Profissional, sua realização e sua alegria com o trabalho.