"NOSSOS MECANISMOS DE DEFESA"
 (Publicado parcialmente no Facebook em : 10/11/2017) 

Quando crianças  passamos por situações de estresse e muita angústia e, não conseguimos lidar com o que está acontecendo, daí essa angústia precisa ser bloqueada de alguma maneira, senão a criança morre! E, para bloquear a angústia, desenvolvemos nossos MECANISMOS DE DEFESA, que passam a funcionar automaticamente, sempre que nos sentimos angustiados. Por exemplo: se um bebê sente fome, começa resmungando, depois chora.... e se o alimento não vem ele grita desesperadamente, por que a sensação é de que ele vai morrer, essa sensação gera extrema angústia e desespero!

Vamos supor duas hipóteses com relação à mãe deste bebê: 

1º) ela é rígida e não dá o alimento, mesmo a criança berrando, essa criança pode aprender que mesmo se esforçando ao máximo, ela não vai conseguir do mundo o que ela necessita.

2º) que essa mãe não aguente os berros do bebê e, finalmente, dê o alimento, a criança, pode aprender que para conseguir o que ela deseja, é necessário lutar e brigar com o mundo.

Essas situações inadequadas da infância também geram nossos aprendizados e nossas crenças limitantes! LEVAMOS esses aprendizados e crenças para nossa vida adulta! E, eles passam a governar e a limitar as nossas vidas, daí, sempre que a situação aperta, vamos responder (reagir) automaticamente, com nossos mecanismos de defesa do mesmo modo de quando éramos crianças.

 

Vamos ver no nosso exemplo acima: no 1º caso: a pessoa não vai ter determinação, ela acredita que "não adianta nem tentar, ela não vai conseguir", então, ela desiste diante do menor obstáculo. No 2º caso: ela vai reagir explodindo e brigando, tudo ela consegue brigando.

Nossos mecanismos de defesa são importantes, afinal eles nos permitiram chegar até aqui. A questão é que eles (e também nossas crenças) são inconscientes e automáticos e limitam e atrapalham a nossa vida adulta! 

A TERAPIA vai possibilitar a identificação desses mecanismos de defesa e, aos poucos, vai trazer a pessoa para um funcionamento mais saudável e em feedback com a realidade presente.

DEIXE SUA MENSAGEM

     ANILDA FONSECA: TERAPEUTA HOLÍSTICA

  • Terapeuta de Frequências de Brilho (nível 46), Terapeuta de Cura Eletromagnética Integral, Palestrante e Meditadora.

 

  • Criadora e Facilitadora do processo terapêutico:  "Caminhos Profissionais": cujo propósito é possibilitar às   pessoas encontrarem seu  Caminho Profissional, sua           realização e sua alegria com o trabalho.

  • what
  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Google+
  • YouTube - Black Circle
  • Preto Ícone Instagram

Eu sou um parágrafo. Clique aqui para adicionar o seu próprio texto e editar-me. Sou um ótimo lugar para você contar sua história e para que seus visitantes saibam um pouco mais sobre você.